[Tutorial] Criando gangzone dominável por checkpoint

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Olá galera da Detona SAMP, hoje eu vim postar uma tutorial para vocês de como criar gangzones domináveis (sei que já tem inúmeros, mas nunca vi um que mostre o nome da gang), então resolvi postar aqui para todos.

Essa tutorial será divida em 4 partes para ficar mais fácil.


Parte 1


 #include <cpstream> // include para que os checkpoints funcionem  
 #define MAX_GANGS 3 // maximo de gangs, aqui no caso serão 3 gangs  
 #define ZONE_TIME 20 // tempo para dominar em segundos  
 forward ZoneCheckpointChecker(); // declaração da callback para checar as gangzones  
 static cpzone[MAX_PLAYERS][MAX_GANGS+1],lastcp[MAX_PLAYERS]; // getar checkpoint e salvar o ultimo checkpoint em que você passou  
 new gang1,gang2,gang3,cpgang1,cpgang2,cpgang3; // declaração dos checkpoints e das gangzones  
 new GangNames[3][] = // nome das gangs para aparecer 'A gang X doiminou mais um território'  
 {  
   "Gang 1",  
   "Gang 2",  
   "Gang 3"  
 };  
 new pgzcolor[MAX_GANGS+1] = // cores para os plaeyrs  
   0x007900AA, 0xFF0080AA, 0x400040AA // igual  
 };  
 new gzcolor[MAX_GANGS+1] = // cores para as gangzones  
 {  
   0x007900AA, 0xFF0080AA, 0x400040AA // igual  
 };  

Explicação parte 1


1- As cores para as gangzones e para os players devem ser as mesmas nas duas arrays para não bugar.

2- É necessário essas duas arrarys, pois na callback a cor é setada pelo player que dominou, ai caso o player saia do server a gangzone ainda
estará com a mesma cor e não a original.

3- Caso for add mais gangs atualize o MAX_GANGS de acordo com a quantidade de gangs e os nomes delas na array GangNames.

4- Para alterar o tempo que levará para dominar a área, só altere o valor de ZONE_TIME em segundos.


Parte 2


 public OnGameModeInit()  
 {  
   SetTimer("ZoneCheckpointChecker", 1000, true); // timer para a callback  
   //gang 1  
   AddPlayerClass(101,2303.6819,-1630.4944,14.5754,189.4422,0,0,0,0,0,0); // skin para a gang 1  
   //gang 2  
   AddPlayerClass(105, 2532.4045,-1667.5391,15.1688,83.0852,0,0,0,0,0,0); // skin paga a gang 2  
   //gang 3  
   AddPlayerClass(108, 2155.7913,-1665.1510,15.0859,36.2461,0,0,0,0,0,0); //skin para a gang 3  
   gang1 = GangZoneCreate(2406.349, -1764.764, 2573.673, -1606.855); // cria gangzone para a gang 1  
   gang2 = GangZoneCreate(1584.936, -1745.026, 1828.318, -1516.057); // cria gangzone para a gang 2  
   gang3 = GangZoneCreate(1835.923, -1267.349, 2075.502, -1121.283); // cria gangzone para a gang 3  
   cpgang1 = CPS_AddCheckpoint(2495.0383,-1686.9420,13.5140,2.0,80); // cria checkpoint para gang 1  
   cpgang2 = CPS_AddCheckpoint(1722.3857,-1607.7697,13.5469,2.0,80); // cria checkpoint para gang 2  
   cpgang3 = CPS_AddCheckpoint(1976.1494,-1234.6455,20.0469,2.0,80); // cria checkpoint para gang 3  
   #pragma unused cpgang1,cpgang2,cpgang3 // declaração de não uso para não dar warning  
   return 1;  
 }  

Explicação parte 2


1- Mantenha sempre a mesma ordem entre os checkpoints e as gangzones e os GangZoneShowForPlayer para que sejam dominadas corretamente.

2- Adicione as Classes sempre dividindo as gangs para você não se enrolar depois.

3- O pragma ali serve para não ficar dando warning de item não usado, sempre que for add uma gang declare ali o checkpoint para não dar warning.

Parte 3


 public OnPlayerRequestClass(playerid, classid)  
 {  
   switch(classid)  
   {  
     case 0:  
     {  
       GameTextForPlayer(playerid, GangNames[0], 2000, 3); // nome da gang  
       SetPlayerTeam(playerid, 0); // seta o time para não ocorrer teamkill  
     }  
     case 1:  
     {  
       GameTextForPlayer(playerid, GangNames[1], 2000, 3); // nome da gang  
       SetPlayerTeam(playerid, 1); // seta o time para não ocorrer teamkill  
     }  
     case 2:  
     {  
       GameTextForPlayer(playerid, GangNames[2], 2000, 3); // nome da gang  
       SetPlayerTeam(playerid, 2); // seta o time para não ocorrer teamkill  
     }  
    }  
    return 1;  
 }  
 public OnPlayerLeaveCheckpoint(playerid)  
 {  
   if(lastcp[playerid] > 0 && lastcp[playerid] <= MAX_GANGS+1)  
   {  
     cpzone[playerid][lastcp[playerid]] = 0;          // quando o player sai do checkpoint a contagem é reiniciada e o dominio é abortado  
     GangZoneStopFlashForAll(lastcp[playerid]-1);  
   }  
   return 1;  
 }  
 public OnPlayerSpawn(playerid)  
 {  
   if(GetPlayerTeam(playerid) == 0) SetPlayerColor(playerid, pgzcolor[0]); // seta o player com a cor da gang 1  
   if(GetPlayerTeam(playerid) == 1) SetPlayerColor(playerid, pgzcolor[1]); // seta o player com a cor da gang 2  
   if(GetPlayerTeam(playerid) == 2) SetPlayerColor(playerid, pgzcolor[2]); // seta o player com a cor da gang 3  
   GangZoneShowForPlayer(playerid, gang1, gzcolor[0]); // mostra a gangzone da gang 1  
   GangZoneShowForPlayer(playerid, gang2, gzcolor[1]); // mostra a gangzone da gang 2  
   GangZoneShowForPlayer(playerid, gang3, gzcolor[2]); // mostra a gangzone da gang 3  
   return 1;  
 }  



Explicação parte 3

1- Em OnPlayerRequestClass caso tenha mais de uma class para a mesma gang, você coloca por exemplo: "case 0 .. 5" caso a classid for de 0 à 5 elas pertencem à gang X, sempre aumentendo os numeros do SetPlayerTeam de acordo com o numero de gangs e ajustando o nome das gangs na array GangNames.

2- A ordem das classids (skins) devem ser as mesmas da array GangNames.

3- Em OnPlayerSpawn mantenha sempre a mesma ordem entre as GangZoneShowForPlayer e os os itens da OnGameModeInit para que sejam dominadas corretamente.

4- Em GetPlayerTeam e SetPlayerColor as cores são setadas pela array 'pgzcolor' (mantenha sempre na mesma ordem das gangs).

5- Em GangZoneShowForPlayer as cores são setadas pela array 'gzcolor' (mantenha sempre na mesma ordem das gangs).

Parte 4

 public ZoneCheckpointChecker() // callback para checar as gangzones  
 {  
   new string[75],tmp[10];  
   for(new i; i != MAX_PLAYERS; ++i)  
   {  
     if(!IsPlayerConnected(i)) continue;  
     if(CPS_GetPlayerCheckpoint(i) > 0 && CPS_GetPlayerCheckpoint(i) <= MAX_GANGS+1 && gzcolor[CPS_GetPlayerCheckpoint(i)-1] != GetPlayerColor(i))  
     {  
       if(cpzone[i][CPS_GetPlayerCheckpoint(i)] < ZONE_TIME)  
       {  
         cpzone[i][CPS_GetPlayerCheckpoint(i)]++;  
         format(tmp, sizeof tmp, "~g~%2d/20", cpzone[i][CPS_GetPlayerCheckpoint(i)]);  
         GameTextForPlayer(i, tmp, 1001, 4);  
         GangZoneFlashForAll(CPS_GetPlayerCheckpoint(i)-1, GetPlayerColor(i));  
       }  
       else if(cpzone[i][CPS_GetPlayerCheckpoint(i)] == ZONE_TIME)  
       {  
         GameTextForPlayer(i, "~r~Area ~w~Conquistada", 4000, 1);  
         GivePlayerMoney(i,GetPlayerMoney(i) + 100000);  
         gzcolor[CPS_GetPlayerCheckpoint(i)-1] = GetPlayerColor(i);  
         GangZoneStopFlashForAll(CPS_GetPlayerCheckpoint(i)-1);  
         GangZoneHideForAll(CPS_GetPlayerCheckpoint(i)-1);  
         GangZoneShowForAll(CPS_GetPlayerCheckpoint(i)-1, GetPlayerColor(i));  
         format(string, sizeof(string), "*>> [GANGZONES]: A gang '{00FF00}%s{FFFF00}' dominou mais um território!",GangNames[GetPlayerTeam(i)][0]);  
         PlayerPlaySound(i, 1058, 0, 0, 0);  
         SendClientMessageToAll(0xFFFF00AA, " ");  
         SendClientMessageToAll(0xFFFF00AA, string);  
         SendClientMessageToAll(0xFFFF00AA, " ");  
       }  
     }  
   }  
   return 0;  
 }  

Explicação parte 4


1- Quando for mudar o tempo de dominio coloque o mesmo valor no format da callback em ~g~%2d/20, caso for por, por exemplo, 15 segundos, você escreve ~g~%2d/15.

2- Caso queria mudar a mensagem de dominio apenas mude o format das gangzones (sem esquecer os parâmeros %s, %d, etc  ).

#edit

3- Caso queria mudar a quantia de dinheiro quando dominar a area é só alterar GivePlayerMoney(i,GetPlayerMoney(i) + 100000) para o valor desejado 


E é isso pessoal, espero que ajude ^^ essa tutorial foi criada por BlackDonelly

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